Relatório 2001

Relatório sobre assassinatos de LGBT’s (2001)

Análise baseada no arquivo de dados do GGB (Grupo Gay da Bahia)
(fontes em anexo)

Assassinatos de homossexuais (dados GGB) em 2001 : 132

Homicídios no Brasil em 2001 : 47.943

(clique na tabela para ampliar)

(veja abaixo legenda/convenções da tabela)
A análise dos dados do GGB revela:

LGBT’s que mataram LGBT’s: 17% dos casos com motivação conhecida em 2001.

(o número pode ser ainda maior | ver dados na tabela)

Diversos crimes com motivação desconhecida (75%), estão relacionados com locais de prostituição e as vítimas são geralmente travestis. Outros ocorrem nas casas das vítimas, onde não há sinais de arrombamento de acordo com a polícia, indicando ser o criminoso uma pessoa próxima da vítima. Assim, o crime pode ocorrer após um encontro entre parceiros sexuais. No caso de travestis e garotos de programa assassinados, há sempre uma forte suspeita sobre clientes (bi ou homossexuais) e em outros casos, parceiros de sexo casual (não remunerado).

Ocorrem diversos casos de latrocínio (quando se mata para roubar) promovidos por garotos de programa, que ao encontrarem um cliente (bi ou homossexual) com boa condição financeira, praticam o crime.

Muitos homossexuais e bissexuais levam periodicamente parceiros em suas casas para a realização de programas ou sexo casual, etc. Diversos casos ocorrem nestas circunstâncias. Há brigas por dinheiro, pagamento de programa, etc. Também há casos onde, durante o programa ou sexo casual, ocorre o consumo de drogas ilícitas e álcool, o que pode explicar a violência em diversas ocorrências.

Contudo, os casos acima são LGBT’s que matam LGBT’s !

Com os dados do próprio GGB é possível perceber que não existe a tal “onda homofóbica” que supostamente assolaria o Brasil. São estes dados, geralmente ocultos ao público, e principalmente não consultados por jornalistas, que resultam em reportagens exageradas como as apresentadas em 2001 (e nos anos seguintes):

Brasil é campeão mundial de crimes contra homossexuais (Folha de SP, 27/06/2001)

Brasil lidera assassinato de homossexuais (Estadão, 22/04/2002)

Isto ocorre porque a informação sempre difundida é de que todos os assassinatos de LGBT’s apresentados nos relatórios do GGB teriam ocorrido em função da orientação sexual das vítimas, ou seja, que todas foram assassinadas exclusivamente por serem homossexuais, o que não é verdade, conforme a tabela abaixo. Esta tabela foi construída com os dados que o GGB utilizou em seu relatório de 2001, e que são mostrados após a tabela.

Dos crimes com motivação desconhecida, com os dados fornecidos, verifica-se que a maioria ocorreu nas seguintes circunstâncias:

– Vítima encontrada morta na residência: 42 casos (32%)
– Morta no local de trabalho/escritório: 1
– Morta no próprio automóvel: 3
– Criminosos conhecidos, mas que não foi apresentada a motivação: 27 casos
ou não estava declarada na notícia.

(neste caso, pode ter sido omitida a motivação ou não estava declarada na notícia. Na tabela abaixo o motivo do crime está caracterizado como “desconhecido”, mas pode ter sido causado por dívida, briga, drogas, cliente/prostituição, ódio, pessoa com quem se relaciona para sexo casual, etc.)

Sobre os crimes por motivo torpe, como ocorrem com diversos LGBT’s, mesmo quando LGBT mata LGBT, ou aqueles caracterizados como “crimes de ódio em função da orientação sexual da vítima”, algumas pessoas acreditam que não há lei que puna tais crimes. Veja uma notícia de 2004 onde um delegado declara, sobre os assassinos que mataram um jovem por não gostarem do seu jeito gay: “o delegado Adilson de Lima falou que os assassinos podem pegar até 30 anos por motivo torpe”. Fonte: Diário do Grande ABC/SP, 13-11-2004, citado pelo GGB.

Para crimes cometidos contra qualquer cidadão, não importando sua orientação sexual, há punições no Código Penal, bastando a lei ser aplicada. Ela pode não ser devidamente aplicada em alguns casos, mas isto não significa que não haja lei, deve-se cobrar por sua devida aplicação.

Acerca das estatísticas do Grupo Gay da Bahia, a revista Veja, Edição 1699, 9 de Maio de 2001 comentou sobre o levantamento dos dados de assassinatos de homossexuais no Brasil, realizado pelo GGB. Embora haja discordância sobre números e motivações, porque o GGB divulgou que em 1999 ocorreram 169 crimes, em 2000: 130, a revista aponta que nem todos os casos ocorreram em função de ódio pela orientação sexual das vítimas, além de outros erros:

Pode-se discordar sobre o número de casos de “ódio”, contudo, as pessoas que analisaram os dados, perceberam que nem tudo é como o GGB apresenta.

Tabela – Assassinatos de LGBT’s em 2001

(clique na tabela para ampliar)

Convenções da tabela:
Desconhecido: pode ser queima de arquivo, latrocínio, crime de ódio, acerto de contas com o tráfico de drogas, travesti morto por cliente ou cliente que mata ‘profissional’ do sexo, cafetão, gay morto(a) por companheiro(a)/ex-companheiro(a), disputa por pontos de prostituição entre travestis e/ou garotos de programa, etc.
Cliente/prostituição: quando foi apurado que um cliente (bi ou homossexual) matou o ‘profissional’ do sexo (travesti ou garoto de programa);
Garoto de Programa: quando o garoto de programa/michê mata o cliente (bi ou homossexual); Isto está evidenciado na tabela em função dos diversos crimes onde garotos de programa são os criminosos. Alguns casos de latrocínio cometidos por garotos de programa também estão aqui contabilizados. Até mesmo brigas durante o programa podem terminar em morte. Neste ano foram poucos os crimes conhecidos onde um travesti matou um cliente;
Furto: quando o LGBT comete um furto, contra um cliente ou não, e é assassinado em função do mesmo, como retaliação (seria um caso específico de vingança, com motivação conhecida);
Latrocínio: quando os criminosos matam uma pessoa a fim de roubá-la, sem relação com a orientação sexual da vítima, pois é um crime comum no Brasil, e assim, também ocorre com LGBT’s;
Sexo casual: quando a vítima possui parceiros casuais, e num dos encontros, geralmente em sua casa, ocorre desentendimento, briga, ou por algum outro motivo, o encontro termina em assassinato;
Ódio: específico para crimes onde a orientação sexual da vítima é o motivo; Ódio por orientação sexual;
Tentativa de estupro: quando alguém tenta forçadamente manter relações sexuais com outra pessoa, isto pode ocasionar uma briga e terminar em morte;
Familiar/parente: briga de família pelos mais variados motivos; briga por dinheiro, bens materiais, imóveis, etc;
Companheiro(a): pessoa com quem mantém relacionamento, inclui também ex-companheiro(a), crime em função de relacionamento; passional;

——————————————————————————————————————–

Observações:

– Maio: ver nº 39, 40 e 41, estavam em programa? Seria uma orgia (?), que terminou em latrocínio(?); dados omitidos pelo GGB (?), ver sites adicionados: “Segundo o policial, há indícios no local onde foram cometidos os crimes de utilização de drogas pelas vítimas. Também foram encontrados preservativos pelo chão.” (Fonte)

– nº 53: não tinha sinais de tiros, como apresentou o GGB ou a fonte da notícia, mas de estupro de acordo com a SSP/CE;

– Julho: nº 76 – professor da UnB, o GGB contabiliza-o em 2001, mas um amigo diz que ele morreu em 2002, aqui e aqui (confirmar informação):

– Outubro: nº 101 pode ter sido acidente, e não assassinato.

Muitos dos dados foram obtidos por relatos orais, comunicados por ativistas e em sites de jornais, no entanto o GGB não apresenta os links para verificação das informações, pois em 2001 diversos veículos de informação, até mesmo os regionais, tinham sites na internet. (Segundo o GGB, 19 casos teriam sido coletados da internet; e nada de links!)

Nota: o que se encontra entre colchetes [] são fontes de notícias por nós adicionadas, que complementam ou desmentem a informação, em função de novas apurações da polícia, negligenciadas ou desconhecidas pelo GGB na época.

Dados do GGB para o ano de 2001 – Ver Anexo VII do arquivo: http://www.ggb.org.br/ftp/anexos.rtf

(Obs.: faça cópia do arquivo acima antes que o mesmo venha a sumir do site)

Links alternativos, com informações incompletas: http://www.midiaindependente.org/pt/red/2001/12/13294.shtml

http://brazil.indymedia.org/content/2001/12/13294.shtml

Dados do GGB de 2001

VII. RELAÇÃO NOMINAL DE HOMOSSEXUAIS ASSASSINADOS NO BRASIL EM 2001 – (TOTAL: 132)

“Quem cala sobre teu corpo, consente na tua morte. Quem cala, morre contigo mais morto que estás agora.Quem grita, vive contigo!” Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “ Menino”

As datas no início de cada assassinato referem-se ao dia em que a notícia foi publicada na imprensa, na maioria dos casos, no dia após o corpo da vítima ter sido encontrado. Todas as informações aqui divulgadas baseiam-se em notícias de jornal ou foram enviadas ao GGB através de email, cartas e denúncias orais registradas no Livro de Ocorrência do Grupo Gay da Bahia, eximindo-se o GGB de qualquer responsabilidade sobre as fontes de tais informações.

JANEIRO: 4

1. (PB) – 2/1/2001 – DENIS DOS PRAZERES SOARES, 22, bailarino, homossexual, morto a pauladas, na Rosa Cruz em Campina Grande/PB; assassino: S. H. M. S. (Fonte: Arquivo do GGB).

2. (SE) – 10/1/2001 – ANTÔNIO NELTON DE MELO, 38, homossexual, professor de Informática do SENAC e CAIC, encontrado no banheiro de sua casa, com os pés e braços amarrados, sobre uma poça de sangue; Aracaju/SE (Fonte: Jornal da Cidade; Gazeta de Sergipe/SE).

3. (PB) – 11/1/2001 – MARIA DA GUIA M. BARRETO, 29, lésbica, comerciante, morta com um tiro, em frente a Casa de Show Estação Verão em Camboinha, Cabedelo/PB; assassinos: dois homens baixos desconhecidos; o delegado Carlos Timóteo investiga o caso (Fonte: Correio da Paraíba/PB).

4. (PB) – 24/1/2001 – HÉLIO GONÇALVES DA SILVA, 31, pai-de-santo, líder do Top Gay, um suposto afogamento, no Açude Grande, Cajazeiras/PB (Fonte: Correio da Paraíba/PB).

FEVEREIRO: 9

5. (SP) – 7/2/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, morta a tiros, na Rua Tenente Alberto Spicciati, na Barra Funda, São Paulo/SP, por volta das 6h, o assassino estava com um Escort preto; o caso foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). ( Diário do Grande ABC/SP; Agora São Paulo/ SP).

6. (DF) – 7/2/2001 – ERNESTO DE LIMA SANTOS, 42, bancário, homossexual, assassinado a golpes de faca de mesa, na sua residência na quadra 205 Sul do Plano Piloto, Brasília/DF, por volta das 21h; um dos assassinos é menor; a policia da 1a DP (Asa Sul) encontrou, no chão do apartamento, documentos, entre eles um título de eleitor, de A.C.C, 17, o que sustenta a suspeita da polícia (Fonte: Via Internet Brasília/DF).

7. (PA) – 18/2/2001 – AUGUSTO CÉSAR COELHO DO ESPIRITO SANTO, 21, morreu com um tiro nas costas, na boate Guarani, em Marapanim, Belém /PA; durante o concurso que iria eleger o gay mais “popozudo” da cidade; assassino: P. S., (Fonte: Diário Popular/SP).

8. (SP) – 18/2/2001 – CARLOS THOMAZ FRANCHINI SANTILLI, 32, produtor de filmes, morto com um tiro no pescoço, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo/SP; assassinos: M. B.  S., 22, PM, e A. R., 25, PM, além de mais dois rapazes que fugiram em um Fusca Branco; o Delegado da 23o DP Fernando Quibao autuou os policiais que foram removidos para o Plantão de Policiamento Judiciário da PM, (Fonte: Diário Popular/SP).

9. (MT) – 19/2/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, morto com pedradas, encontrado no meio do matagal às margens da BR-364, próximo ao posto São Mateus, na Grande Cuiabá/MT; (Fonte: Folha do Estado/MT).

10. (PB) – 21/2/2001 – INÁCIO DA SILVA, “Major”, cabeleireiro, assassinato a paulada seguido de latrocínio, no Sítio Utinga, Conde/PB; assassinos: I. M. S., 23, e o menor E.D.S, 16, confessaram o crime e revelaram que mataram o cabeleireiro porque ele estava forçando a barra e queriam obrigá-los a manter relações íntimas com eles. (Fonte: O Norte/PB).

11. (PB) – 23/2/2001 – REGINALDO LUIZ DE SOUZA, 43, funcionário público, esfaqueado em seu apartamento, localizado na Rua Sto. Pontes Mangabeira, João Pessoa/PB, por volta de 1h. (Fonte: Correio da Paraíba/PB).

12. (PI) – 24/2/2001 – MARCIANO RIBEIRO, 25, “Marcinha”, travesti, vendedora de picolé, recebeu várias pauladas na cabeça, que causaram o afundamento de parte do seu crânio, encontrada despida, já morta, dentro de um esgoto, no bairro Três Andares, Teresina/PI; assassino: o desempregado A. F. C. F., 18; o delegado da 13a DP Antônio Marques Filho está no caso. (Fonte: Arquivo do GGB/BA).

13. (RN) – 26/2/2001 – ANTÔNIO BEZERRA DA SILVA, homossexual, teve o corpo todo perfurado, encontrado em um riacho, em Natal/GN; assassino: o adolescente J. N. M., 17, o delegado Paulo Francisco da Silva está no caso. (Fonte: Jornal de Natal/RN).

MARÇO: 18

14. (PE) – 1/3/2001 – LEANDRO ALVES DA SILVA, 18, “Lauana Rabesbi”, travesti, profissional do sexo, executada com um tiro na cabeça, encontrada, por volta das 22h, na Avenida de Carvalho, em frente ao Posto da Texaco na Madalena, Recife/ PE; a Delegacia de Homicídios vai investigar o crime, (Fonte: Folha de Pernambuco/PE).

15. (SP) – 1/3/2001 – Luiz CARLOS DE OLIVEIRA, 53, cabeleireiro, homossexual, estrangulado com um fio de televisão, em sua residência, localizada na Av. Pedro Lessa, 2.643-alto, Santos /SP; assassino J. C. J., 25, o caso está sendo investigado pelo delegado Marcelo Mendes do 3° DP. (Fonte: A Tribuna/SP).

16. (PA) – 2/3/2001 – EVANDRO SILVA DOS SANTOS, 22, garçom, homossexual, morto por envenenamento, na casa onde funcionava o mercadinho Comercial Ouro Negro, Belém/PA; assassino C.; o delegado José Maria Pereira investiga o caso (Fonte: Diário do Para/PA).

17. (BA) 3/3/2001 – EDVALDO DOS SANTOS, 30, auxiliar de enfermagem, homossexual, foi esfaqueado quatro vezes e golpeado com uma marreta na sua residência, por volta de 1 hora da madrugada, em Itabuna/BA; assassino: o seu caso, D. S. B., 19; a delegada Mary Mable, da 1ª DP está no caso (Fonte: A Tarde/BA).

18. (SP) – 6/3/2001 – FRANCISCO DERCI RIBEIRO, 52, morreu com 2 tiros, no bar e mercearia Pinho e Eira, localizada entre as Ruas Campinas e Amâncio de Carvalho, no bairro Baeta Neves, Sto. André/SP, às 10h30; assassino: o seu irmão J. D. R., 54 ( Fonte: Diário do G.de. ABC/SP).

19. (RN) – 10/3/2001 – MAURO PAULO SANTOS, 42, patrulheiro, morto, com dois tiros, nas margens de uma estrada de barro que liga os municípios de Santa Cruz e Sítio Novo, Natal/ RN; assassino: um menor, 17; os agentes da Delegacia de Santa Cruz estão apurando o caso. (Fonte: Jornal da Cidade/RN).

20. (AL) – 10/3/2001 – ”PRICILA”, travesti assassinada com tiros e olhos arrancados, no Conj. Frei Damião, em Maceió/AL (Fonte: Tribuna de Alagoas).

21. (ES) – 12/3/2001 – GELSON MACHADO DOS SANTOS, 30, travesti, cozinheira, assassinada a golpes de faca, no bar que fica no bairro Itararé, Vitória/ES, por volta das 6h; assassino: L. P. D., garçom, que se encontra foragido; a policia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa está investigando o caso, (Fonte: A Gazeta/ES).

22. (BA) – 13/3/2001 – ÉZIO DOS SANTOS, 33, pai-de-santo, homossexual, morreu com um tiro no terreiro situado no Eixo 28 Fazenda Coutos III, Salvador/BA, 21h; assassinos: 3 homens desconhecidos; os agentes 5a DP estão no caso (Fonte: Correio da Bahia On Line/BA).

23. (BA) – 13/3/2001 – ALMIR OLIVEIRA PARANHOS, 29, mantinha relação homossexual, morreu com um tiro no terreiro situado no Eixo 28 Fazenda Coutos III, Salvador/BA, às 21h; assassinos: 3 homens desconhecidos; os agentes da 5a DP estão no caso, (Fonte: Correio da Bahia On Line/BA).

24. (BA) – 13/3/2001 – WASHINGTON LUÍS DE OLIVEIRA, mantinha relação homossexual, morreu com um tiro no terreiro situado no Eixo 28 Fazenda Coutos III, Salvador/BA, às 21h; assassinos: 3 homens desconhecidos; os agentes 5a DP estão no caso. (Fonte: Correio da Bahia; On Line/BA).

25. (PE) – 14/3/2001 – LUÍZ ELIAS DA SILVA, 54, homossexual, auditor fiscal da Receita Federal, morto com dezenas de facadas, dentro do apartamento em cima da sua cama, em Olinda/PE, por volta das 20h; assassinos: três homens desconhecidos, profissionais do sexo. (Fonte: On Line/PE).

26. (BA) – 14/3/2001 – SEGIPINHO, homossexual, empreiteiro, morto com 3 facadas em seu apartamento, em Salvador/BA; deu entrada na 2a DP (Fonte: Arquivo do GGB/BA).

27. (RJ) – 14/3/2001 – HOMOSSEXUAL DE IDENTIDADE DESCONHECIDA, pai de santo, morto a facada, dentro de seu quarto, as 7hs, na Rua Baraúna Bairro de Ancheita/Rio de Janeiro/RJ. (Fonte: Grupo Atitude, Disque Cidadania Homossexual, Brasília Arquivo do GGB).

28. (BA) – 26/3/2001 – ESCARLATI, travesti, 22, dançarina de quadrilha, morta a tiros dentro de sua casa, em Salvador/BA; assassinos: dois homens, (Fonte: Arquivo do GGB/BA ).

29. (BA) – 27/3/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, 28, profissional do sexo, morta com 10 facadas na residência que fica no Barbalho, Salvador/BA. (Fonte: Arquivo do GGB/BA).

30. (AL) – 28/3/2001 – ISAIAS VICENTE DA SILVA, 23, “Patrícia”, travesti, morta com um tiro na boca, assassino J. C. T. S. (Fonte: O Jornal de Alagoas/Al).

31. (GO) – 30/3/2001 – ANDERSON BATISTA DA SILVA, 27, homossexual, garoto de programa, morto com dois tiros, na Rua 7 quase esquina com a Rua 2 no Centro de Goiânia/GO, dentro de um Logus cinza JDQ-5172, por volta das 2h30; o Delegado adjunto João Damasco da Silva da DEH está investigando o caso. (Fonte: O Popular/GO).

ABRIL: 7

32. (BA) – 20/4/2001 – LUÍS CLÁUDIO DOS SANTOS, 32, homossexual, cabeleireiro, morto asfixiado com uma toalha; assassinos: dois homens ignorados, Salvador/Ba. (Fonte: Correio da Bahia/BA).

33. (SP) – 20/4/2001 – ELSON DE FREITAS, 35, ”Três Pernas”, travesti, morta com um tiro, na Av. Industrial, em frente ao drive-in O Gaiato, em Sto. André/SP.(Fonte: Diário do G.de. ABC/SP).

34. (SP) – 20/4/2001 – AGEU TEIXEIRA PINTO NETO, “Paulo Bidu”, travesti, morta com um tiro, na Av. Industrial em frente ao drive-in O Gaiato, em Sto. André/SP.(Fonte: Diário do G.de. ABC/SP).

35. (SP) – 20/4/2001 – ADAÍTON BARRETO DA SILVA, 29, “Patrícia Tramontina”, travesti, foi morta com um tiro, na Av. Industrial em frente ao drive-in O Gaiato, em Sto. André/SP.(Fonte: Diário do G.de. ABC/SP).

36. (MT) – 21/4/2001 – JORGE FERNANDES DE SOUZA, 35, homossexual, desempregado, degolado, em seu apartamento na Rua 48, localizado no bairro CAP 3, Cuiabá/MT.(Fonte: Diário de Cuiabá).

37. (SE) – 22/4/2001 – CLESIVALDO SANTOS DA SILVA, 22, “Patrícia Terremoto”, travesti, profissional do sexo, morte ignorada, encontrado em sua casa, assassino desconhecidos.(Fonte: Arquivo do GGB).

38. (MG) – 24/4/2001 – ADEMAR CÂNDIDO, 49, homossexual, cozinheiro, morto a pancada e a pedradas, perto da sua casa, na Maestro Vicente Medeiros, 32, Centro, Três Corações/MG; assassino desconhecido; o caso está sendo investigado. (Fonte: Jornal Três Corações/MG, Arquivo do GGB).

MAIO: 15

39. (SP) – 6/5/2001 – MAURÍCIO GALZERANO FENGO, 34, homossexual, arquiteto, morto com tiros e facadas na cabeça e no pescoço, em um canavial da Fazenda Duas Barras, Limeira/SP (Fonte: Folha de Campinas/SP; Agora/SP; Diário da Tarde/MG; Jornal da Tarde/SP).

40. (SP) – 6/5/2001 – RONALDO DE FARIAS, 28, homossexual, industriário, morto com tiros e facadas na cabeça e no pescoço, em um canavial da Fazenda Duas Barras, Limeira/SP (Fonte: Folha de Campinas/SP; Agora/SP; Diário da Tarde/MG; Jornal da Tarde/SP).

41. (SP) – 6/5/2001 – COSMO FÉLIX DOS SANTOS, 26, travesti, morto com tiros e facadas na cabeça e no pescoço, em um canavial da Fazenda Duas Barras, Limeira/SP (Fonte: Folha de Campinas/SP, Agora/SP, Diário da Tarde/MG, Jornal da Tarde/SP). [39, 40 e 41 – indício de orgia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u28500.shtml ; http://www.midiaindependente.org/eo/red/2001/05/1606.shtml ]

42. (BA) – 6/5/2001 – LUCAS VARGAS TERRA, 14, estudante, teve o corpo carbonizado dentro de um caixote, num terreno baldio, na Av. Vasco da Gama em Salvador/ BA; assassino acusado pela família: S. R. S. G., pastor da IURD, tachando o garoto de homossexual. (Fonte: A Tarde/BA, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia).

43. (RS) – 8/5/2001 – JOÃO ANTÔNIO GOMES, 67, ferroviário aposentado, homossexual, estava com as mãos e os pés amarrados por fios elétricos apresentava um corte na cabeça, assassino desconhecido, no bairro Santa Terezinha, Pedro Osório/? (Fonte: Internet F. C. ).

44. (RS) – 8/5/2001 – ELOY LEAL BRUM, 64, homossexual, camelô, foi enforcado e apresentava sinais de torturas, no bairro Santa Terezinha, Pedro Osório/?; assassino desconhecido (Fonte: Internet F. C.).

45. (SE) – 8/5/2001 – EDSON PEREIRA DE SOUZA, 38, homossexual, comerciante, estrangulado, na sua residência, Aracaju/SE, assassinos: E. S. M., 23, garoto de programa, e os menores R.M.S, 17 e A.C.P.S, 15. (Fonte: Jornal da Cidade, SE).

46. (SP) – 8/5/2001 – EDINALDO TAVARES VIEIRA, 32, homossexual, estudante de Direito, encontrado enforcado com o fio de telefone; o crime ocorreu no apartamento 91 do Edifício Estoril, na Rua Rego Freitas, 34, Centro, São Paulo/SP; assassino: um garoto de programa desconhecido; os delegados Sandro Wittner Pereira do 3 DP e Avelino Jorge estão no caso. (Fonte: Diário Popular/SP).

47. (PE) – 11/5/2001 – GILSON, homossexual, morto na casa de um amigo depois de manter relação sexual, assassino: J. F. S., 19; o delegado de plantão José Pedrosa, disse que o acusado ficará à disposição do distrito, Olinda /PE (Fonte: Folha de Pernambuco).

48. (SP) – 15/5/2001 – JOEL NAOTO TUMIYAMA, 21, estudante, encontrado sem a calça com um tiro na nuca, na rua perto da universidade, assassino desconhecido, São Paulo/SP (Fonte: Jornal da Tarde/SP).

49. (DF) – 15/5/2001 – JESSICA, travesti, morta a facada, em Planaltina/DF assassino J. C., a policia foi contato porém não há nenhum registro. (Fonte: Grupo Atitude, Disque Cidadania Homossexual, Brasília, Arquivo do GGB).

50. (SC) – 16/5/2001 – MARCELO DE SOUZA, 29, “Fernanda”, travesti, profissional do sexo, morto com um tiro no rosto, no Centro de Criciúma/SC; assassino: o adolescente J. T., 17 (Fonte: A Notícia/SC). [http://achix.achanoticias.com.br/noticia.kmf?cod=273782 ; http://www1.an.com.br/2001/mai/16/0pol.htm ; http://www1.an.com.br/2002/jun/02/0pol.htm ]

51. (MG) – 25/5/2001 – ZOROASTRO FONSECA LIMONGI, 48, homossexual, médico reumatologista, foi asfixiado com a alça de uma bolsa e levou uma facada nas costas e outra na cabeça, assassinato seguido de latrocínio, ocorrido no apartamento que fica no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte/MG; assassinos: J. R. M. e E. M. L. (Fonte: O Tempo/MG).

52. (RN) – 30/5/2001 – JOÃO BATISTA BELARMINO ALVES, 18, homossexual, morto com duas facadas no peito, o crime aconteceu na casa do ex-companheiro que fica na rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Monte Líbano, Macaíba/ RN; assassino: o ex-companheiro, K. M. L., 49. (Fonte: Diário de Natal/RN).

53. (CE) – 31/5/2001 – ANA DURLY ALCÂNTARA DE MATOS, 24, lésbica, morta por estrangulamento tiros e pauladas, na residência que fica na Trav. Ariel, em Fortaleza/CE; assassino L.; a 32a DP e policias da 4a estão no caso.( Fonte: Diário do Nordeste). [http://www.sspds.ce.gov.br/guiaConsulta.do?tipoPortal=&action=view&id=084&ano=27/05/2001&del=112 ; tinha sinais de estupro, mas não de tiros, como afirma o GGB]

JUNHO: 16

54. (RJ) – 3/6/2001 – SÉRGIO DE JESUS BRASIL, 51, “Simone”, travesti, encontrada morta a facada, em seu apartamento na Rua Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana Rio de Janeiro/RJ; assassino: garoto de programa não identificado. (Fonte: O Dia/RJ).

55. (PE) – 5/6/2001 – EDVALDO RAMOS DOS SANTOS, 33, “Vanessa”, homossexual, assassinado a tiro, em sua residência no Loteamento Encanto, em Igarassu/ PE; assassinos: três homens que desceram de um Fiat branco começaram a atirar. (Fonte: Jornal Commercio/PE).

56. (SP) – 8/6/2001 – HUGO VINÍCIUS, 20, “Joyce”, travesti, profissional do sexo, degolada, dentro de um carro, à 0:30h, ao lado do Jóquei Clube, São Paulo/SP; assassino: o seu cliente J. A.  S. D., 32, universitário. (Fonte: Jornal da Tarde/SP, Diário Popular/SP).

57. (SP) – 11/6/2001 – PAULO CÉSAR, 20, travesti, profissional do sexo, morto com 6 tiros, à 1h30, na esquina da Av. Presidente Wilson com rua Tibiricá, em São Vicente/ SP; assassino: F. V. F., assaltante. (Fonte: Diário Popular/SP).

58. (RN) – 13/6/2001 – GILVANIR DINIZ DE LIMA, 26, homossexual, funcionário público, morto com um tiro na cabeça, em um matagal próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Mossoró/RN; assassino: seu namorado, N. A. A. N., 23, comerciário; o delegado Elias Nobre acredita que o crime foi premeditado. (Fonte: Dia a Dia, O Mossoroense, Jornal de Hoje/RN).

59. (MG) – 14/6/2001 – NORMANDES LAGE CLEMENTE, 32, homossexual, professor, morto com um tiro em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte; assassino desconhecido.(Fonte: Jornal Cidade/MG).

60. (AM) – 14/6/2001 – ADRIANO JORGE DA SILVA OLIVEIRA, 42, homossexual, comerciário, morto por enforcamento dentro da sua casa, localizada na Rua Beta, Invasão Mundo Novo, Zona Norte/AM, assassinato seguido de latrocínio; assassino desconhecido.(Fonte: Diário do Amazona/AM).

61. (AM) – 16/6/2001 – JOSÉ WALDEMAR ARAÚJO, 34, homossexual, encarregado de produção, morto com 12 facadas, em sua casa na Rua Bom Jesus, 09, no bairro Zumbi dos Palmares, Manaus/AM, por volta de 5h50; assassino: o seu sobrinho, A. C. A., 22, industriário, a policia suspeita que os dois mantinham um caso (Fonte: Diário do Amazonas/AM).

62. (SP) –18/6/2001 – ALDO RAMOS PIRES, 35, “Dal”, homossexual, morto com um tiro na cabeça, por volta das 23h20, na Rua D’ Água, no bairro Santa Cruz, Campinas/SP; assassino não identificado; o crime foi registrado na Delegacia de Policia da cidade, para que a investigação fosse iniciada (Fonte: Diário do Povo/ SP).

63. (MG) – 18/6/2001 – JORGE LEONARDO LIMA CARDOSO, 55,homossexual, enfermeiro, encontrado morto com marcas de estrangulamento, na sua residência, pela manhã, na rua São Vicente, 140, Venda Nova /MG, suspeito: P. C., 20 (Fonte: Estado de Minas/MG).

64. (PE) – 18/6/2001 – REBECA, travesti, morta com três tiros na cabeça, no Lixão da Muribeca, em Recife/PE; assassinos: quatro homens, sendo um deles PM; W. J. B., 33, V. R. M., 34, H. S. S., 28, que foram levados para o Presídio Aníbal Bruno e O. S. A., 34, soldado da PM, que foi encaminhado ao Centro de Reeducação da PM (Fonte: Diário de Pernambuco/PE).

65. (PE) – 25/6/2001 – LUCIANO AUGUSTO DA SILVA, 26, “Mongol”, travesti, morta com vários tiros, em Piedade Jaboatão dos Guararapes, Recife /PE; assassinos desconhecidos (Fonte: Jornal do Commercio/PE)

66. (PE) – 26/6/2001 – MANOEL NEVES DE OLIVEIRA FILHO, 29, “Carimbó”, travesti, cabeleireira, morta a tiro, na Travessa 21 de Abril em Afogados/PE; assassino: um motoqueiro não identificado, o caso foi registrado pela Delegacia Especializada de Homicídios (Fonte: Jornal do Commercio/PE).

67. (PA) – 28/6/2001 – ARLINDO SEVERO DE SOUZA, 62, homossexual, comerciante, morto com 25 facadas, em sua residência, suspeitos G. D. N., 18, e seu irmão, “P.”, 17; o Delegado Carlos Alberto está investigando o caso e continua atrás de outros suspeitos (Fonte: Diário do Pará/PA).

68. (MG) – 28/6/2001 – L.C.O, homossexual, espancado, torturado e morto por enforcamento, em seu apartamento, em Uberlândia/MG; assassinos: três garotos de programa (Fonte: Internet […]@hotmail.com).

69. (PE) ? – JACKSON BERNARDINO DA SILVA, 24, “Jaqueline Jacó”, travesti, profissional do sexo, encontrada morta com vários tiros, próximo do Hotel Aeroporto, na Imbiribeira Recife/PE; assassino desconhecido (Fonte : internet).

JULHO : 10

70. (AL) – 1/7/2001 – EDNALDO DOS SANTOS, 25, travesti, profissional do sexo, morta a cassetadas durante um programa, em uma casa abandonada no Centro de Maceió, assassino um cliente desconhecido.(Fonte: Arquivo do GGB).

71. (DF) – 10/7/2001 – HOMOSSEXUAL DE IDENTIDADE DESCONHECIDAS, morto com uma pedra de dez quilo, atrás do DNER, assassino um garoto de programa que lhe roubo R$: 3.000,00. (Fonte: Grupo Atitude, Disque Cidadania Homossexual, Brasília /DF

72. (CE) – 14/7/2001 – MAURÍCIO LOURENÇO DE SOUZA, 34, homossexual, cabeleireiro, morto com um tiro no estômago, por volta 1h40, no bar “Feijão Verde” , Zona Oeste de Fortaleza/CE; assassino 3 homens desconhecidos que estava em uma caminhonete S-10. (Fonte: Diário do Nordeste/CE).

73. (PE) – 17/7/2001 – ALEXSANDRO ROBSON SILVA DE LIMA, 22, travesti, foi assassinado com tiros na cabeça, no terminal de ônibus, no Grande Recife/ PE; assassino desconhecido (Fonte: Jornal Commercio/PE).

74. (PI) – 17/7/2001- CHIQUINHO, homossexual, cabeleireiro, morto com pedradas e pauladas, encontrado morto no Bairro Picarreira, Teresina/PI; assassinos J. P. S., 18 e A. M. P. S., 23, desempregados.(Fonte: Denúncia do Grupo Homossexual Babilônia/PI).

75. (PR) – 23/7/2001 – MARCOS MOREIRA AMORIM, 27, homossexual, vendedor, morto com uma facada na barriga, na Rua Jussara e São José dos Pinhais, Sítio Cercado; assassino: o seu namorado, E., por motivo de ciúme (Fonte: Tribuna do Paraná/PR).

76. (DF) – 24/7/2001 – LEONARDO DE ALMEIDA VILHENA, 47, homossexual, economista e professor da Unb, foi degolado com 42 facadas, assassino: M. G. S., 20 desempregado, foi preso em flagrante (Fonte: Jornal de Brasília /DF).

77. (PE) – 24/7/2001 – ROMILDO LUIZ VELLOSO, 39, “Adelaide”, travesti, morta com um tiro no pescoço, na Rua Monte Castelo em Olinda/PE; assassino desconhecido (Fonte: Internet).

78. (PE) – 25/7/2001 – RICARDO ROGÉRIO DE LIMA, 22, “Rico”, travesti, profissional do sexo, morta a tiro, por volta 3h30, quando estava indo para sua casa na Rua 6 de Janeiro, em Águas Compridas, Olinda/PE; assassinos: dois homens desconhecidos (Fonte: On Line Arquivo do GGB).

79. (DF) – 25/7/2001 – GENIVALDO ALVES PEREIRA, 23, homossexual, morto a tiro, por volta 12h25, na Rua EQNM 02/04, em frente a loja Furrecas, Ceilândia /DF; assassino: o menor A. P. F., 17, que confessou o crime na 15a DF (Fonte: On Line Arquivo do GGB, Jornal de Brasília/DF).

AGOSTO: 3

80. (SP) – 13/8/2001 – ANDRÉ GONÇALVES SOUZA, 19, “Andréia Peteca”, travesti, profissional do sexo, morta a tiros, por volta da 1h da madrugada, na Av. Industrial, Santo André, ABC Paulista/ SP; assassinos: dois motoqueiros não identificados (Fonte: Folha de S . Paulo, Agora/SP). [http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34852.shtml ; http://www3.brasil.indymedia.org/es/blue/2001/08/5034.shtml ]

81. (SP) – 13/8/2001 – ALBERTO TEIXEIRA, 19, homossexual, morto a tiros, por volta da 1h da madrugada, na Av. Industrial, em Santo André, ABC Paulista/ SP; assassinos: dois motoqueiros não identificados (Fonte: Folha de S . Paulo, Agora/SP). [http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34852.shtml ; http://www3.brasil.indymedia.org/es/blue/2001/08/5034.shtml ]

82. (SP) – 20/8/2001 – ALEXANDRE DELGADO, 27, homossexual, colunista social, morto com 24 facadas, em seu escritório, no Centro de São Roque/SP; assassino: R. H.  C., 22, almoxarife foi preso em flagrante pela policia de S. Roque (Fonte: Cruzeiro do Sul, Jornal da Tarde/, SP). [http://www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2001/not20010820p20442.htm ; http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=2714 ]

Setembro:12

83. (MS) – 6/9/2001 – CLÁUDIO TEODORO VIEIRA, 21, travesti, profissional do sexo, morta a tiros em um bar, a Delegacia de Homicídio afirmou que ela foi vitima de um casal que invadiu o bar e desconfia de um travesti (Fonte: http://www.terra.com.br/noticias/brasil).

84. (AL) – 6/9/2001 – ANTONIO LAUDENOR DE LIMA, 40, morto com 10 golpes de tesoura em sua residência no Bairro de Cruz das Almas/AL; assassino desconhecido.(Fonte: Tribuna de Alagoas/AL).

85. (AM) – 10/9/2001 – ELDIO PERY RODRIGUES DOS SANTOS, 28, homossexual, assessor, encontrado morto em estado de putrefação, por volta 16h, dentro do seu apartamento, localizado no condomínio São Judas Tadeu, no Bairro Parque dos Laranjeiras, Manaus /AM; assassino desconhecido.(Fonte: Diário do Amazonas/AM).

86. (MT) – 12/9/2001 – GIOVANI PEREIRA COSTA, 33, homossexual, diretor da Escola 1o de Maio, morto com 10 facadas, foram roubados a motocicleta e o celular da vitima; assassino: F. S. G., 21, garoto de programa (Fonte: A Gazeta/MT).

87. (MG) – 15/9/2001 – RICARDO JOSÉ FRANÇA, 30, homossexual, engenheiro da Copasa, morto com três facadas, dentro de seu automóvel Gol prata, às margens da Lagoa da Pampulha, no bairro Enseada das Graças, Zona Norte de Belo Horizonte/MG; assassino desconhecido (Fonte Jornal hoje em Dia/MG).

88. (BA) – 16/9/2001 – HOMOSSEXUAL DE IDENTIDADE DESCONHECIDA encontrado morto com um tiro na barriga, no Beco da Morte da invasão de Saramandaia, Salvador/BA; assassinos: dois adolescentes A.S.S.F., 17, e R., 16, o menor A.S.S.F, foi preso pelos policias da 11a DP de Trancredo Neves (Fonte: Jornal A Tarde/BA).

89. (PE) – 18/9/2001 – EDVALDO JOSÉ DA COSTA, 23, “Cherry”, travesti, profissional do sexo, morta a tiros, por volta das 2h, na Rua Carlos Nigro, Casa Caiada, Olinda/PE; assassinos: três homens desconhecidos num veículo de cor e placa não anotados (Fonte: Diário de Pernambuco/PE).

90. (PE) – 18/9/2001 – JOSÉ AÍLTON CAVALCANTE, 38, homossexual, cozinheiro, assassinado a tiros dentro da sua própria residência, localizada na Rua Guiné Bissal, no bairro dos Torrões; assassino desconhecido (Fonte: Folha de Pernambuco/PE).

91. (SC) – 20/9/2001 – DENIS CÉSAR LOMBARDO, 30, homossexual, modelo e empresário, morto com uma facada no pescoço, por voltar das 3h, em sua residência, no bairro de Serrinha, Florianópolis, assassinato seguido de latrocínio; assassino: A. C. R. S., 21, tatuador, ele foi preso em flagrante pela Delegada Lúcia Maria Stefanovich, da 5a DP (Fonte: Jornal Diário Catarinense/SC). [http://www1.an.com.br/2001/set/20/0pol.htm ]

92. (AM) – 25/9/2001 – AMÓS GONÇALVES ALMEIDA, 36, morto com 18 facadas, encontrado morto pela vizinha em seu apartamento no 120, bloco 15, do condomínio Tocantins 2 Manaus/AM, assassinato seguido de roubo; assassino desconhecido (Fonte: Diário da Amazonas/AM).

93. (BA) – 29/9/2001 – RENATO SOUZA MELO, 35, fotógrafo, morte ignorada, foi encontrado semidespido no seu apartamento 201, Bl 11, Condomínio Santa Edwigens, no Bairro de Sussuarana, onde sempre recebia vista de amigos, Salvador/BA; assassino desconhecido.(Fonte: Jornal A Tarde).

94. (BA) – 30/9/2001 – CARLOS C. SANTOS, 25, homossexual, cobrador de ônibus, morto com corte de garrafa, encontrado morto no interior do banheiro da sua residência que fica na Rua Paulo Magalhães Dantas, na Estrada das Barreiras, Cabula, Salvador/BA; assassino: A. R. S., 36, cobrador de ônibus; os policias da 11a DP estão no caso (Fonte: Jornal A Tarde/ BA).

OUTUBRO: 13

95. (ES) – 01/10/2001 – JACY MORANDI JUNIOR, 44, homossexual, dentista, morto com uma faca de 40cm, assassinato, seguido de latrocínio, o corpo do dentista foi encontrado nu em seu apartamento na Praia do Canto na Rua Fortunato Ramos, Vitória/ES; assassino desconhecido (Fonte: A Gazeta de Vitória/ ES).

96. (DF) – 6/10/2001 – ALMIR DE CAMPOS BRUNETI, 68, homossexual, vice diretor do Instituto de Letras da UNB, assassinado com três tiros no peito, foi encontrado em uma cova com mais de um metro de profundidade, atrás do Camping de Brasília, no Setor Noroeste; assassinos: E. D. F., 26, cabo do Exército, J. T. S., 22, soldado. Latrocínio (Fonte: Grande Brasília/DF)

97. (PE) – 6/10/2001 – EDMILSON GOMES DA SILVA, 27, homossexual, cabeleireiro, “Mimi”, morto com um tiro, no quarto onde morava, no Bairro da Mustardinha; assassino de identidade desconhecida (Fonte: Jornal do Commercio/PE).

98. (PR) – 6/10/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, 14, foi encontrado morta em um terreno baldio, na estrada que margeia o Aeroporto Afonso Pena, no Conjunto Apolo, São José dos Pinhais/PR, ela vestia roupas femininas e estava deitada de bruços; causa mortis e assassinos desconhecidos (Fonte: O Estado do Paraná).

99. (RJ) – 9/10/2001 – PAULO MORENO SOARES DA SILVA, 37, travesti, morta com 20 tiros de pistolas, no campo do Paty, na Rua Sargento Silva Nunes, Favela Nova Holanda/RJ; assassino desconhecido (Fonte: Jornal O Globo/RJ).

100. (CE) – 11/10/2001 – LUIZ MENDES SOARES, 44, homossexual, foi encontrado despido com pé e mão amarrados para trás por fios elétricos na estação de tratamento da Cagece, na Praia de Jacarecanga, Fortaleza/CE; assassino desconhecido, o caso teve registro na 34 DP.(Fonte: O Povo/CE).

101. (MG) – 12/10/2001 – LISA, travesti, morreu, em condições ainda misteriosas, ao cair do telhado do Hotel Naza, na avenida Olegário Maciel, 575, Centro/MG ; estava acompanhado de Marcelo Custódio da Silva, 22; a policia está investigando o caso (Fonte: Estado de Minas/MG).

102. (PE) – 16/10/2001 – MANOEL CORREIA DA SILVA FILHO, 35, homossexual, funcionário do fórum, foi encontrado morto, já em estado de decomposição, por volta 17h30, dentro da garagem da sua residência, situada na avenida Duarte Coelho, sem número no Centro de Igarassu/ PE; assassino desconhecido; a policia está investigando o caso ( Fonte: Folha de Pernambuco).

103. (DF) – 17/10/2001 – LUIZ ROBERTO GRUCCI, 38, homossexual, gerente da boate, foi encontrado morto dentro do seu carro, por volta 16h30, no estacionamento privativo do Pavilhão do Parque da Cidade/DF; assassino desconhecido.(Fonte: Jornal de Brasília).

104. (AM) – 17/10/2001 – FABIANO NUNES DA SILVA, 20, “ Fabíola” , travesti, profissional do sexo, morta com dois tiros, no Terreno Baldio, assassino desconhecido.(Fonte: Diário de Amazonas).

105. (SP) – 20/10/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, branca, alta, de cabelos ruivos, morta com um tiro no tórax, na Rua 26, Quadra Dois, no Bairro 1° de Maio, Zona Sul de Osasco/SP; assassino desconhecido.(Fonte: O Diário/ SP).

106. (GO) – 22/10/2001 – ROGÉRIO FRANCISCO CHAVES, 30, homossexual, morto com facadas, na Rua JL – 08, no Jardim Lageado, GO, por volta 7h; assassino: F. A. S., 33, feirante, foi preso em flagrante por PMs da Delegacia Estadual de Homicídio (Fonte: Jornal O Popular / GO).

107. (RS) – 26/10/2001 – JARBAS EDUARDO AQUIAR PADILHA, homossexual, morto por estrangulamento; assassino: o seu ex-namorado; motivo ciúme. (Fonte: Revista Consultor Jurídico/RS).

NOVEMBRO: 7

108. (PE) – 8/11/2001 – JAIRO DE SOUZA FERREIRA DA COSTA, 35, homossexual, foi arrastado enquanto dormia e assassinato do lado de fora de sua casa que fica na Rua Nádia, por quarto homens. (Fonte: Diário De Pernambuco/PE).

109. (SP) – 17/11/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, de 1,80m, negra, morta com tiro no peito e outro na cabeça, na Avenida Alameda dos Guaiacos/SP; assassino J. N. C., 42, economista, está preso na 16o DP de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo/SP ).

110. (PR) – 22/11/2001 – RUI SANDRO DELGADO, 30,”Paloma”, travesti, foi espancada e morta a facadas, o corpo foi encontrado no Córrego das Pombas, que passa na Avenida Dez de Dezembro, Londrina/PR; assassinos são os suspeitos C. M., 23, e o seu namorado “G.”. (Fonte: Folha de Londrina/PR).

111. (DF) – 25/11/2001 – EVÓDIO TEIXEIRA CEZARIO, Galego, 49, homossexual, servidor e comerciante, morto a pedradas, o crime foi seguido de latrocínio, o corpo foi achado seminu por volta das 8hs, em um terreno baldio atrás do Anexo IV da Câmara/DF; assassino um amigo íntimo da vítima. (Fonte: Jornal de Brasília, Correio Brasiliense).

112. (SP) – 27/11/2001 – RICARDO MANOEL DA SILVA, 19, homossexual, garoto de programa, morto por asfixia mecânica e traumatismo craniano, entre a Rua dos Eletricitários e o Hospital Cairbar Schutel, no Jardim Arco – Íris Araraquara/SP; assassino desconhecido, o caso está sendo investigado pela equipe Alfa do Grupo de Operações Especiais.(Fonte: Tribuna Impressa/SP).

113. (BA) – 28/11/2001 – TRAVESTI IDENTIDADE DESCONHECIDA, 25, travesti, profissional do sexo, morta na lagoa existente nas imediações do Posto1, Avenida Paralela/BA; assassinato desconhecido, policiais da 9a Delegacia, na Boca do Rio está no caso. (Fonte: Jornal A Tarde/BA).

114. (PR) – 29/11/2001 – ADÃO DE PAIVA, 35, “Mônica” travesti, morta com socos, pontapés e ainda teve um garfo de bicicleta cravado em sua cabeça, na Rua Miguel Calluf, Bairro Cajuru, Curitiba/PR; assassinos homens picando muros, a Delegacia de Homicídio está encarregada das investigações. (Fonte: Diário Popular/ PR). [http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1102005&tit=Homicidios-de-travestis-nunca-foram-resolvidos ]

DEZEMBRO: 18

115. (AM) – 2/12/2001 – FRANCISCA CHAGAS BRAGA ALVES, 45, “lésbica”, auxiliar de serviços gerais, morta com golpes de faca e martelo, encontrada em sua residência, assassino desconhecido.(Fonte: Diário do Amazonas).

116. (DF) – 7/12/2001 – RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS, 50, homossexual, morto a pedradas, encontrado em uma obra perto do Venâcio 3000, na Asa Norte; assassino desconhecido.(Fonte: http://www.maite.n3.net/ […]@uol.com.br).

117. (DF) – 8/12/2001 – NILTON GOMES DE CASTRO, 47, homossexual, professor, foi encontrado em estado de decomposição, dentro do seu apartamento, no Condomínio Mediterraneé, situado na QI25; assassinos V. F. P., 19, soldado do Exército e A. L. S., 19, soldado do Exército, um crime seguido de latrocínio, os criminosos foram preso por agentes da 4a DP.(Fonte: Jornal de Brasília/DF).

118. (AM) – 10/12/2001 – FRANCISCO MENDES NAVARRO FILHO,66, “Navarro”, homossexual, pai de santo, morto com oito facadas, em sua residência, assassino desconhecido. (Fonte: Diário de Amazonas).

119. (AM) –10/12/2001 – EDSON LOPES DA SILVA, 23, garoto de programa, gay, morto com dois tiros, no Terreno Baldio, assassino desconhecido. (Fonte: Diário do Amazonas).

120. (AM) – 10/12/2001 – ANDERSON DE SOUZA, 22, homossexual, garoto de programa, foi esfaqueado no peito, o homicídio ocorreu no bar na Rua Botafogo, no Bairro de Cidade de Deus, Zona Leste, assassino o suspeito I.. (Fonte: Diário do Amazonas).

121. (PR) – 12/12/2001 – EVANDRO, 17, homossexual, morto com vários tiros, em sua casa; assassino 3 homens desconhecidos. (Fonte: Arquivo do GGB/ On – Line).

122. (RJ) – 14/12/2001 – GILBERTO, 34, “Tatazinho”, trocador de ônibus, homossexual, foi encontrado morto em sua residência, na Rua Resende, próximo da Cruz Vermelha Rio de Janeiro/RJ; assassino desconhecido, a polícia estar no caso. (Fonte: Internet […]@globo.com).

123. (RJ) – 16/12/2001 – HENRIQUE M. P. NETO, 57, homossexual, sócio benemérito do time do Vasco da Gama, morto com fio de naylon, em seu automóvel num matagal em Itaboaraí, Niterói / RJ; assassino desconhecido.(Fonte: Internet […]@globo.com).

124. (SP) – 20/12/2001 – DEIVIDE DE OLIVEIRA PONTES, 20, travesti, profissional do sexo, morta com vários tiros, ao Jóquei Clube, na Avenida Lineu de Paula Machado, Butantã/SP; assassino dois homens em uma motocicleta. (Fonte: Folha de S. Paulo, Diário de S.Paulo, Jornal da Tarde).

125. (SP) – 20/12/2001 – JOSÉ LUIS ROSS, 35, auxiliar de enfermagem, homossexual, morto por espancamento, foi encontrado num canavial nas proximidades da Fazenda Matão , zona rural/SP; assassino desconhecido.( Fonte: Internet gaylawyers@yahoogrupos.com.br)

126. (PR) – 21/12/2001 – RONALDO ALVES PEREIRA, 37, ”Ronaldinho”, morto com dois tiros, na Rua Professora Olga Balster/PR; assassino desconhecido. (Fonte: Tribuna do Paraná/PR).

127. (SP) – 23/12/2001 – GABRIEL ALVES DE OLIVEIRA, 56, homossexual, vendedor, foi estrangulado com o pé e teve o seu pescoço estourado, às 23h30, na beira de um córrego, no Jardim Beuval, São Paulo/SP; assassino A. M. S., auxiliar de impressão.(Fonte: Agora São Paulo).

128. (DF) – 24/12/2001 – RAIMUNDO NONATO, travesti, morto a facada, assassino H. S. V., 64, foi preso em flagrante. (Fonte: Internet: http://noticias.correioweb.com.br/ultima.htm?ultima).

129. (MT) – 28/12/2001 – JOSÉ GENALDO GONÇALVES DA SILVA, 58, maître, homossexual, morto com facadas e um fio de aparelho celular enrolado em seu pescoço, por volta das 9 horas, na sue apartamento 403, bloco 5, quadra 6, Residencial Paiaguás, Cuiabá/MT; assassino desconhecido. (Fonte: Jornal a Gazeta/MT).

130. (MG) – 29/12/2001 – JULCIMAR ZEFERINO DA SILVA, 30, representante comercial, homossexual, morto a pedradas, o corpo foi encontrado ao lado de uma estrada de terra batida que liga Vespasiano a Santa Luiza, na Grande Belo Horizonte/MG; assassino F. L. C., 24, pedreiro, A. L. F., 23, professor de capoeira, W. A. S., 19, desempregado e C. P. M. que está foragido. (Fonte: Internet […]@bol.com.br)

131. (MG) – 30/12/2001 – PAULO ROBERTO LARCHER, 53, homossexual, técnico em contabilidade, morto com um tiro na cabeça, dentro da sua residência, no Bairro Santa Helena, Juiz de Fora/MG; assassino é o suspeito R. S. A., 31, professor de taekwondo e vigilante. (Fonte: Internet: http://www.tribunademinas.com.br/cidade/cida30.htm).

132. (BA) – 30/12/2001 – CLÓVIS MENDES, 35, homossexual, morto com 3 tiros no pescoço e nas costas em Feira de Santana, por volta das 19h30m , assassinos dois homens desconhecidos.(Fonte: Arquivo do GGB, Carta/BA).

[FIM]

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s