Sobre

Leia atentamente antes de efetuar qualquer julgamento preconceituoso sobre nós.

Homofobia não existe, por quê?

Fobia (do Grego φόβος “medo”) = medo; medo irracional, muitas vezes utilizado para descrever um estado doentio, patológico.

Aquele que sofre de alguma ‘fobia’ precisa de ajuda profissional, como por exemplo: ‘sociofobia‘.

Portanto, se alguém sofrer de ‘homofobia’, esta pessoa morre de medo ao ver algum homossexual. Como isto não existe, logo, ‘homofobia’ não existe (a menos que apareça algum caso documentado, o que deve ser improvável).

Deste modo, aqueles que tentam atribuir outro significado para ‘homofobia’, devem pensar em outra palavra.

Crimes contra a orientação sexual de alguém, são crimes de ódio, não apoiados nem corroborados por este site. Mas, aqui não chamaremos isto de ‘homofobia’, dada a etimologia da palavra (assumindo que ‘homo’, refere-se aos homossexuais).

Preconceito = ‘pré’ – ‘conceito’, ou seja, um conceito ou julgamento prévio (sem conhecimento prévio) sobre algo ou alguém.

É perfeitamente normal imaginar algo sobre alguém ou alguma coisa, sem antes conhecê-la. Temos impressões ao vermos algum prato/comida nova, ao sermos apresentados a outras pessoas, e tais impressões as vezes são verdadeiras, as vezes mostram-se falsas, ao conhecermos melhor o alimento ou as pessoas. Estas impressões são nossos ‘preconceitos’, e são naturais. Dependendo do que fazemos com eles, pode ser um problema ou não.

Assim, aqueles que dizem “lutar contra qualquer forma de preconceito” não conhecem devidamente o significado desta palavra. Preconceito nem sempre é algo ruim, depende do contexto. Torna-se algo inadequado quando ações são tomadas fundamentadas em conceitos prévios, destituídos de qualquer verificação.

Se você tem má impressão acerca de alguém, e ao conhecer melhor a pessoa sua impressão mostra-se verdadeira, seu ‘preconceito’ torna-se um ‘conceito’ sobre aquela pessoa. Mas, se você não conhece a pessoa e passa a emitir opiniões sobre ela, baseadas em seu ‘preconceito’ você pode estar cometendo um erro ao passar adiante informações sobre as quais você não têm certeza, além de, neste caso, também passar por ‘fofoqueiro’ :P. As vezes sua ‘intuição’ de que a pessoa não é confiável, por exemplo, pode mostrar-se inadequada com o tempo, na media em que você passa a conhecer a pessoa. E seu ‘preconceito’ ao tornar-se um ‘conceito’ acaba se invertendo.

Você acha que é possível julgar o caráter ou qualquer outra característica de uma pessoa ou grupo, pela cor de sua pele? Fazer isso é mais um exemplo de ‘pré-conceito’, neste caso negativo, extremamente danoso, e que pode existir pelo simples fato de uma pessoa não ter o devido contato com a realidade. Afinal, existe todo o tipo de pessoa em qualquer parte, não importando suas características físicas, genéticas, etc. E assim, algumas pessoas escolhem fazer o bem, outras o mal; algumas são trabalhadoras, outras nem tanto, e assim por diante, sem qualquer relação com a cor da pele, por exemplo.

Do mesmo modo, aqueles que dizem “lutar contra qualquer forma de discriminação”, precisam então lutar contra as instituições bancárias, afinal, nos bancos você é tratado de acordo com o que você possui, de acordo com sua condição financeira. Quer maior exemplo de discriminação institucionalizada? Então deveriam fechar os bancos ou fazerem com que todas as pessoas tenham atendimento ‘vip’, um único tipo de conta e cartão, não importando se é um empresário que movimenta milhões de reais, ou se é um assalariado que movimenta poucas dezenas ou centenas de reais. O que pretendemos dizer com isso? Que se deve ter cuidado com o uso e significado das palavras.

No caso de homossexuais, é comum pessoas associarem a eles tudo de ruim, abuso/assédio de menores, prostituição, drogas, aids, etc. São ideias baseadas no conhecimento de 1 ou 2 casos e que acabam generalizadas para todo o grupo, gerando um estereótipo daquele grupo, ainda que tais características sejam encontradas em qualquer segmento da sociedade. Julgá-los assim é agir com ‘pré-conceito’. Mesmo que você conheça 1 ou 2 homossexuais que sejam pedófilos (então o seu ‘conceito’ é somente sobre estes 1 ou 2), não quer dizer que todos sejam, levando-se também em conta o fato de existirem heterossexuais pedófilos.

Vamos juntos lutar contra a intolerância!

(nos limites da lei, claro. Sem fanatismo)

7 respostas para Sobre

  1. Oizen Baptista disse:

    Gostaria de entrar em contato imediatamente com o autor deste blog. Favor entrar imediatamente em contato com […]. Referente a exposição indevida de nomes e informações pessoas nao-verídicas. Com risco de processo judicial.

    • As informações publicadas são retiradas de jornais cujos links apresentamos (para consulta pública) e dos arquivos do GGB (Grupo Gay da Bahia, para os anos de 2000, 2001 e 2004, os quais apenas analisamos os dados). A responsabilidade pelos nomes divulgados é dos respectivos veículos de mídia, bem como das entrevistas com policiais e delegados que divulgam as informações para a imprensa.

      Assim, a responsabilidade jurídica é dos respectivos veículos de imprensa, vela ressaltar.

      Como prezamos pela verdade, solicitamos que indique por mensagem aqui mesmo na caixa de comentários (que não publicaremos para salvaguardar as suas informações) quais dados e o local do blog onde ocorre a “exposição indevida de nomes e informações pessoas nao-verídicas” a fim de que possamos retirá-los do site, ou efetuar a correção de tais informações.

      Obrigado.

      • A. Mariano disse:

        Esse caso trata-se de um erro judicial. O processo encontra-se arquivado. O nome de meu cliente está exposto e ridicularizado neste blog. Só aparece neste blog em nem um outro. Podemos provar com documentos o que estou dizendo. Mas não vou expor tais informações por comentários. Favor entrar em contato comigo por e-mail para que possa lhe passar as informações necessárias para retirada desta matéria imediatamente. Caso nao receba o contato do Sr. (a) por e-mail em um prazo de 48 hrs iremos por meios legais mover uma ação judicial para retirada.

        • Já retiramos o nome do seu cliente, cuja fonte foi um jornal do Rio de Janeiro, e a compilação foi feita pelo Grupo Gay da Bahia, não por este blog.

          Reiteramos que as informações são retiradas de publicações na mídia, apenas os dados referentes aos anos 2000, 2001 e 2004 fazemos uma análise dos arquivos do GGB (Grupo Gay da Bahia, que tb retira da mídia) e TODOS os links estão mostrados no blog.

          Como prezamos pela verdade, prontamente colaboramos para retificar todos os dados aqui contidos, mesmo que os veículos de imprensa não façam a correção, aqui fazemos.

  2. José Eduardo disse:

    Heterocentismo e heterossexismo são boas palavras, mas não significam aquilo que queremos dizer com ‘homofobia’. A construção etimológica da palavra realmente é duvidosa, mas é tarde demais para querer mudar de termo, eu acho. A linguagem leva muito mais em conta o uso das palavras do que a sua história e etimologia. Cf. http://en.wikipedia.org/wiki/Homophobia#Criticism_of_meaning_and_purpose

    • Olá José,

      é verdade, uma vez popularizada a palavra com determinado significado, é difícil haver qualquer mudança. ‘Homofobia’ foi criada no mesmo sentido de ‘xenofobia’ (que deveria ser ‘misoxenia’). Mas no caso, um sufixo está sendo usado de maneira inadequada, não uma palavra qualquer que muda de sentido. Contudo, isto é mais para chamar a atenção mesmo. Valeu.

      Equipe, homofobianaoexiste

  3. Para quem achava que o PLC122/2006 é uma afronta, ainda não viu o Estatuto da Diversidade Sexual e PEC que foram entregues pela Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB hoje, 23, às 10h30, ao presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante.

    Referência:
    http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI139853,101048-Estatuto+da+Diversidade+Sexual+e+PEC+sao+entregues+hoje

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s