Bissexuais sofrem preconceito dentro da comunidade gay

Reportagem na Folha de São Paulo (19/09/2011), mostra que bissexuais também sofrem preconceito dentro da comunidade gay:

“Os héteros acham que ser bi é transitório ou promíscuo. Já os gays, principalmente dentro do movimento LGBT, acham quase uma agressão você ficar com alguém do sexo oposto.” diz Maraiza Adami, 23, estudante de ciências sociais.

Segundo Daniela Furtado, 24, estudante de secretariado executivo, entre os bissexuais são constantes as reclamações de que:

“apesar da sigla LGBT incluir os bissexuais, gays e lésbicas ‘negam lugar’ a eles no movimento. ‘Eles se sentem no direito de nos olhar com desconfiança’, diz um dos textos. Então eu pergunto: o que gays e lésbicas propõem que nós façamos quando o sexo de quem amamos é diferente do nosso?'”

Também são interessantes as palavras de Maria Helena Vilela, “educadora sexual e diretora do instituto Kaplan, que faz estudos sobre sexualidade. Na adolescência, afirma, é comum a confusão entre admiração e tesão. Muitos jovens, então, acabam tendo experiências com o mesmo sexo, com amigos, por exemplo. Mas isso não necessariamente os faz homo ou bissexuais, já que a identidade só é completamente estabelecida na fase adulta. “

Então significa que a “identidade sexual só é completamente estabelecida na fase adulta”? Cai por terra a ideia de muitos militantes gays que defendem ser estabelecida desde o nascimento… ou a educadora sexual andou fazendo pouco estudo de campo?

Já Alexandre Saadeh, especialista em identidade sexual do Hospital das Clínicas declara: “Os adolescentes têm hormônios saindo pelos ouvidos e maior disponibilidade para o sexo, então é mais complicado separar a curiosidade”.

Tais palavras parecem expressar que há confusão na orientação sexual… mas enfim, respeitar é preciso, e nem mesmo a comunidade LGBT, que advoga lutar contra “todos os tipos de preconceito”, conseguiu superar os seus. É sempre mais fácil apontar os problemas dos outros.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Bissexuais sofrem preconceito dentro da comunidade gay

  1. Darcy Giovinco disse:

    Eu sou bissexual e recebo preconceito das duas partes. É uma opçao minha ficar com meninos e meninas , nao me acho e nem sou promiscuo

  2. Julia disse:

    Desculpe, mas não tem como confiar em um bissexual! Já fiquei com várias garotas bi, e só me ferrei! No final elas sempre nos trocam por um homem! Sempre acho que uma pessoa bissexual vá casar com alguém do sexo oposto. Ninguém quer ser trocado né? e muito menos ser traído. E os bi tem essa fama mesmo de querer os dois sexos ao mesmo tempo. Só um louco pra arriscar ficar com alguém assim, pra mim, isso é promiscuidade. Já que é bi, pq não vira hetero?! É bem mais fácil, já que gosta de ambos os sexos. Ninguém quer sofrer por amor… O melhor é ficar assim: les fica com les, e bi fica com bi. Pronto, não vamos ter problemas!

    • Sim, é mais uma tentativa de usar um caso particular para generalizar, como se fosse o todo. Quem não investiga os crimes, cai nessa. Matar uma pessoa é crime. Matar uma pessoa por sua orientação sexual (quase não existe crime assim), é um crime com motivação fútil, e leva o criminoso a pegar vários anos de cadeia.

  3. Felippe Reis disse:

    Homossexuais são agredidos em Goiânia

  4. Maicon disse:

    Esse pessoal que diz combater o preconceito, são os mais preconceituosos. Até entre eles? Por essa eu não esperava.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s